BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio

O Meu DN
Links

DNescolas 2011 – 2012


1. GERAL

O projecto DNescolas é uma iniciativa do Jornal Diário de Notícias, aberto a todos os alunos que frequentem o ensino secundário e profissional, em Portugal Continental, no ano lectivo de 2011/2012.

O DNescolas tem como objectivo geral estimular o interesse pela leitura, despertar o espírito crítico dos estudantes face aos acontecimentos que o rodeiam, através de acções de reflexão e debate das notícias divulgadas na imprensa e nos meios de comunicação social em geral.


2. OBJECTIVO DA 5ª EDIÇÃO DO DNESCOLAS

Proporcionar aos participantes do projecto um percurso de descoberta e reflexão por 6 secções editoriais do jornal Diário de Notícias: Cultura (Artes), Desporto, Economia, Internacional, Política Nacional e Sociedade.


3. DESTINATÁRIOS

O projecto destina-se a todos os estudantes inscritos do ensino escolar secundário e profissional, no ano lectivo de 2011-2012, em Portugal Continental.


4. MODO DE PARTICIPAÇÃO

O DNescolas é um projecto suportado por uma plataforma de informação e comunicação presente no site www.dnescolas.dn.pt. Toda a comunicação de apoio é fornecida através do mesmo e pela rede social do projecto: facebook. Os dados pessoais recolhidos integram uma base de dados da responsabilidade do Diário de Notícias e destinam-se a ser utilizados unicamente por esta entidade. Os dados não serão cedidos a terceiros, sem prévia autorização.

Todos os participantes autorizam a Global Notícias, Publicações S.A. e as empresas do Grupo Controlinveste a divulgarem o seu nome e imagem para quaisquer fins de informação exclusivos do projecto “DNescolas”, sem que isso lhes dê direito a qualquer compensação.

Os materiais de orientação e de apoio estarão disponíveis no site www.dnescolas.dn.pt.

Aqui poderão seguir todas as notícias relativas aos principais temas da actualidade.

O DNescolas reserva-se o direito de alterar o presente Regulamento sem necessidade de aviso prévio, mediante a publicação do novo Regulamento no seu sítio em www.dnescolas.dn.pt, passando as novas regras a vigorar logo a partir da respectiva divulgação.


5. INSCRIÇÕES

A participação no DNescolas é gratuita e limitada à constituição de grupos, com um mínimo de 3 alunos e máximo de 5 com um professor coordenador. O mesmo professor pode acumular a coordenação de vários grupos de trabalho. Assim como uma escola pode ter vários grupos a participar. O DN reserva-se o direito de, durante todas as fases, convidar escolas para participar no projecto.

Em primeiro lugar, os participantes devem efectuar a sua inscrição individual, através do website www.dnescolas.dn.pt. Posteriormente, para envio da candidatura: o primeiro desafio “O teu Editorial”, os participantes têm obrigatoriamente de se juntar em grupos. Nesta edição, 60 escolas ficam habilitadas a receber a visita do Diário de Notícias (Dia DN), na sequência da selecção dos melhores trabalhos dos grupos inscritos neste projecto.


6. AVALIAÇÃO E JÚRI

Durante todo o projecto as equipas e os trabalhos serão avaliados pela capacidade de comunicação, profundidade de conteúdos, profissionalismo no terreno e criatividade.

Cabe ao júri a decisão de seleccionar os trabalhos que melhor representem os objectivos do projecto, independentemente do número e/ou das editorias. O júri reserva-se o direito de reenquadrar os trabalhos que venham em editorias não adequadas, avisando os responsáveis das mesmas.

Os trabalhos do Dia DN : “Reportagens”, serão sujeitos à votação do público via on line, através da plataforma www.dnescolas.dn.pt e depois por um júri idóneo, composto por elementos do DN, a definir.

Não são admitidas reclamações sobre as decisões do júri e a participação no projecto implica total aceitação do regulamento. As decisões do Júri são irrevogáveis.


7. DESAFIOS 2011-2012

1ª Fase – desafio: “ O Teu editorial” (Candidatura)

As candidaturas implicam obrigatoriamente a inscrição individual do aluno e do professor através do site www.dnescolas.dn.pt e posterior formação dos grupos de trabalho na mesma plataforma online, tendo que ser identificado o nome da equipa de trabalho.

São aceites as candidaturas das equipas constituídas entre 3 a 5 alunos e um professor, enviadas através do site com template específico para o efeito.

Nesta fase de candidatura, após as inscrições em grupo, as equipas devem escolher um tema da actualidade correspondente a uma secção editorial do jornal, elaborar e enviar o “editorial” em template específico do site, composto por texto e fotos, com a nota biográfica de uma personalidade relacionada com o tema. As equipas devem fundamentar os motivos da sua escolha, reflectindo no texto a opinião do grupo.

O desafio do projecto DNescolas 2011-2012 permite a escolha de um dos seis editoriais sobre os quais o trabalho se debruçará, e são eles: Política Nacional, Internacional, Economia, Sociedade, Cultura (artes) e Desporto.

2ª fase – Dia DN (Road Show)

As escolas seleccionadas recebem a visita do DN com a personalidade convidada pelo DN e relacionada com o tema escolhido, para a realização de entrevistas e reportagens, em sala ou auditório disponibilizada pela escola, com a capacidade para no mínimo 100 pessoas. Serão seleccionados 10 grupos de cada editorial, dependendo dos trabalhos recepcionados e seleccionados conforme referido no ponto 6, abrangendo 60 escolas. Cada equipa terá de preparar a recepção do DIA DN, mobilizando o maior número de alunos da escola para assistirem.

Desafio: “Reportagem”

As reportagens resultantes do Dia DN e das entrevistas em cada escola devem ser enviadas através do site www.dnescolas.dn.pt, no espaço de uma semana. Os trabalhos devem obedecer aos critérios técnicos do template criado para o efeito: Reportagem em texto, fotos e Vídeo (com duração máxima de 1 minuto e trinta, no formato WMV, com a resolução 320 x 240).

Estes trabalhos ficam sujeitos à votação do público como consulta de opinião, via online, e à avaliação final do júri. Serão finalistas 3 equipas de cada editorial.

3ª fase - Grande Final

A Grande Final Nacional decorre num único dia e em local a definir, em Lisboa.

Participam na Grande Final as 18 melhores equipas das 60 escolas visitadas pelo Diário de Notícias. Os autores das 3 melhores entrevistas e reportagens das 6 secções editoriais ficam apuradas para disputar a Grande Final num dia completo, em local a designar.

As 18 equipas finalistas participam na Final, com 6 painéis temáticos, compostos por personalidades convidadas do DN. As orientações específicas desta Final com entrevistas ao painel de convidados serão divulgadas na altura aos participantes.

Em cada painel será apurada uma equipa vencedora. As equipas vencedoras de cada painel ou secção editorial irão realizar uma viagem no “Autocarro DNescolas” pela EUROPA, por locais e dias a divulgar.


7.1 NOVOS DESAFIOS 5ª EDIÇÃO

O DNescolas 2011/2012, com o objectivo de completar o círculo de educação para os media, lança novos desafios.


7.1 A – Competição individual

Desafiamos todos os alunos das 60 escolas seleccionadas para o RoadShow DIA DN, a participarem individualmente, nesta corrida à Grande Final e consequentemente ao Prémio Final. Os alunos podem enviar trabalhos individuais sobre o tema definido: "Gosto de Viver Aqui" e candidatarem-se a ser um dos convocados para embarcar no autocarro DNescolas, rumo à Europa.
Destinatários:
Todos os alunos do secundário e profissional das 60 escolas seleccionadas na 1ª fase do projecto.
Modo de participação:
1ª fase - Envio do trabalho individual, através do template próprio do site. Composto de 1 foto original com uma legenda. Nota: Por respeito aos direitos de autor, as fotos devem ser a autoria do participante.
2ª fase - Os 10 melhores vêm à final e realizam uma notícia, in loco, no próprio dia sobre a editoria de Sociedade da Grande Final.
Tema dos trabalhos:
"Gosto de Viver Aqui"
Data limite envio dos trabalhos individuais
30 de Abril de 2012
Prémio:
Os alunos dos 10 melhores trabalhos ficam apurados para a final nacional em Lisboa onde farão uma Notícia sobre o painel de Sociedade da Final.
Os 3 alunos com as melhores Notícias feitas nesse dia irão à Europa com o autocarro DNescolas!


7.1 B – O MELHOR JORNAL DA ESCOLA

Nesta edição pretendemos chegar mais longe, dando continuidade à Educação para os Media nas escolas. Assim, premiamos o melhor Jornal da escola, oferecendo a impressão de alguns exemplares e, a escola mais empenhada e participativa 2011/2012, receberá um “Espaço Media DNescolas”, equipado com os meios necessários à produção de um jornal.
DESTINATÁRIOS: Todas as escolas participantes no projecto.
Modo de participação: Envio do Jornal escolar impresso ou on line, através do site, ou por correio.
DATAS: 30 de Abril de 2012
PRÉMIOS: Oferta à escola mais participativa do “Espaço Media DNescolas”.


8. PRÉMIOS da 5ª Edição

As 6 equipas vencedoras de cada painel ou secção editorial irão realizar uma viagem no “Autocarro DNescolas” pela EUROPA, durante 15 dias.
Os 3 alunos individuais com a melhor Notícia da Grande Final também irão realizar a Viagem.
O alojamento e o transporte das equipas e alunos individuais vencedores serão assegurados pelo DNescolas, em locais a definir. Será ainda assegurado pelo DNescolas um seguro de viagem e responsabilidade civil. As despesas pessoais, nomeadamente a alimentação dos participantes, assim como as entradas nos locais a visitar, serão da responsabilidade dos próprios, não tendo o DNescolas qualquer responsabilidade sobre essas despesas.
Este prémio implica que os vencedores realizem previamente uma proposta de guião para a viagem. Durante a viagem deverão realizar um diário de viagem e uma reportagem, com envio de imagens e texto para o site do projecto e respectiva rede social, sendo que cada uma das equipas será responsável pela Reportagem num dos países a visitar.