BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se

Regulamento
O Meu DN
Links

Fazer uma nota biográfica é antes de mais um trabalho de pesquisa. Que deve ser acompanhado por uma boa dose de interesse e de admiração pela pessoa biografada. Só assim um trabalho biográfico resulta na sua plenitude, alcançando o seu objectivo principal; Narrar a história da vida de uma pessoa de forma interessante e com valor acrescentado para o leitor. Originalmente, as notas biográficas continham apenas factos; resumiam a vida do biografado numa lógica puramente histórica e objectiva. Hoje em dia, é comum encontrarmos notas biográficas noutro tipo de registo; com referências críticas e análises mais ou menos subjectivas da vida da(s) pessoa(s).

Para fazeres uma nota biográfica, o primeiro passo é escolheres a pessoa sobre a qual queres escrever. Deverás escolher uma pessoa com quem te identifiques; alguém que admires pelo seu percurso de vida profissional, de vida desportiva, de vida artística, de vida académica, de vida social…

Depois de escolhida a pessoa, vais precisar de te apoiar em fontes de informação que te ajudem a conhecer melhor o seu passado e também o seu presente. Por muito bem que conheças a história da pessoa sobre quem escreverás a biografia, haverão concerteza factos e pormenores importantes que não conheces, e que valorizarão a redacção da nota biográfica. Para complementares as informações que possas já ter, e para aprofundares os conhecimentos que te servirão de base, recomendamos que te foques em 3 fontes de informação:

Internet: Através de portais, websites e motores de busca, poderás reunir informação a partir do computador de tua casa ou da tua escola;

Livros, Revistas e Jornais: Poderás reunir a informação que precisas a partir da biblioteca de tua casa ou da tua escola. Poderás ainda recorrer às bibliotecas municipais e também visitar os arquivos dos meios de comunicação social;

Conversas: Com vista a obteres informações sobre determinada pessoa, poderás promover conversas e entrevistas com amigos e familiares da pessoa biografada. Esta é uma forma muito interessante e muito directa para reunires a informação pretendida.

Após a tua pesquisa sobre os dados e factos da vida da pessoa sobre quem vais escrever, terás de definir o estilo da tua nota biográfica. Esta poderá seguir um de 2 caminhos:

Nota Biográfica de Análise: Tipo de biografia com uma vertente mais analítica. Privilegia os factos e a objectividade, evitando tomar partido ou formar opiniões sobre a história da pessoa.

Nota Biográfica de Avaliação: Tipo de biografia que tem a opinião do autor como base. A sua orientação depende essencialmente da opinião que o autor da biografia tem depois de ter estudado e digerido a informação das respectivas fontes.

Para o concurso do Dia D, poderás optar por um destes estilos, ou poderás combinar os dois estilos.

Fontes de Informação: Dicas para ganhares tempo.

Uma das questões a ter em conta na selecção das tuas fontes de informação deve ser a sua credibilidade e a sua relevância. Concentra-te nas fontes que realmente interessam e se possível cruza a informação recolhida para confirmares a validade dos materiais que tens em mãos.

Se a tua fonte de informação for muito longa (ex: artigos com muito texto, ou excertos de livros muito extensos), e se tiveres pouco tempo, opta por dar maior atenção às partes introdutórias e às conclusões dos artigos. A técnica de escrita dos autores costuma ser muito parecida (concentrando o essencial das ideias no princípio e no fim dos textos), e desta forma conseguirás absorver a ideia principal em poucas linhas e num curto espaço de tempo.

Se quiseres complementar as informações e/ou quiseres saber mais detalhes, então opta pela leitura atenta de todos os capítulos.

Uma página é suficiente?
1 página A4. Os candidatos ao Dia D do projecto N-Escolas deverão privilegiar a criatividade e a inovação na abordagem a este trabalho. Também vamos ter atenção ao interesse e à relevância da figura autobiografada.