BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se

Regulamento
O Meu DN
Links

MANCHETE / NOTÍCIA MAIS IMPORTANTE

A notícia mais importante numa publicação é aquela que, quer pela sua actualidade, quer pela proximidade do público em geral, merece destaque de 1ª página. Pode intervir no sucesso dessa edição, ou seja, a manchete poderá reflectir no número de jornais vendidos. O público deverá identificar-se com essa notícia e procurar saber mais sobre esse acontecimento.

Uma manchete emblemática, além de primar pela sua exclusividade num jornal, é aquela que marca a edição daquele jornal, pela sua relevância e atracção exercida sobre o leitor e até outros órgãos de comunicação que poderão fazer referência a essa manchete.

MANCHETES NO DN

Uma manchete revela o trabalho árduo de um repórter. O texto principal, ou a notícia mais importante da edição de um jornal é estudada e investigada cuidadosamente. Num jornal como o DN, os acontecimentos que determinam as grandes notícias podem ser com base no imediato ou numa investigação ou estudo seguidos pelo jornalista, sempre com atenção à actualidade e exclusividade impacto do assunto relatado na sociedade.

 

CONCEITOS-CHAVE

Manchete

Manchete é o título principal da 1ª página de um jornal, ou o assunto que ocupa essa posição de destaque. Poderá haver mais do que uma manchete numa primeira página.

Caixa

É um texto curto, graficamente inserido numa moldura, à margem mas relacionado com a manchete ou texto principal. Funciona como atractivo para a leitura desse texto.

Jornalismo de investigação

Género de jornalismo cujos repórteres investigam aprofundadamente um tópico de interesse, muitas vezes envolvendo um crime, corrupção ou outro tipo de assunto de interesse social que não é imediato. Baseia-se na busca da verdade e identificação de lapsos presentes noutro órgão de comunicação social. Um jornalista de investigação poderá passar grande parte do seu tempo a pesquisar, investigar e preparar um artigo, por vezes meses.

Lead

Primeiro parágrafo da notícia que deve responder às 6 questões essenciais: o quê, quem, quando, onde, como e porquê. O jornalismo contemporâneo produziu várias alternativas a esta regra, chamando ao primeiro parágrafo o epicentro da notícia, a frase mais forte ou uma descrição que mobilize o leitor a continuar a leitura. Qualquer das formas de utilizar o lead respeita um mesmo objectivo: introduzir o leitor no tema da notícia e conquistar a sua atenção.

Intertítulo

Título que intercala a notícia ou reportagem, destacando um determinado tema do texto; em regra o assunto do intertítulo reflecte o conteúdo do primeiro parágrafo que se segue.

Antetítulo

Frase de contextualização que precede o título propriamente dito; pode referir locais e datas ou prestar uma informação adicional de suporte ao título. Numa entrevista, por exemplo, o título pode ser uma citação do entrevistado e o antetítulo o nome do entrevistado e a sua profissão ou função que desempenha.

Citação

Frase que expressa a afirmação de uma determinada pessoa em entrevista ao jornal ou em declarações públicas à imprensa. Deve surgir entre aspas, uma vez que representa o discurso directo – trata-se de uma afirmação da responsabilidade de terceiros que o jornal publica sem adulterar. Exemplo: “Hoje jogámos para ganhar”, disse Scolari no fim do jogo. A frase está entre aspas porque é uma citação. Podia ser usada, no discurso indirecto, sem que fossem necessárias aspas: No fim do jogo, Scolari disse que ontem a equipa jogou para ganhar.

SABER MAIS

Sites

ciberjornalismo.com

pt.wikipedia.org

en.wikipedia.org

Livros

“Dicionário de jornalismo – as palavras dos media”, de Fernando Cascais, Verbo.

“Jornalismo de Investigação”, Jacques Mouriquand, Europa América.

Filmes

“Um coração poderoso” (2007), de Michael Winterbottom
Um drama baseado numa histórica verídica sobre o rapto e assassinato do repórter do Wall Street Journal, Daniel Pearl a 23 de Janeiro de 2003 no Paquistão.

“Dossier Pelicano” (1993), Alan J. Pakula
Uma adaptação ao cinema do livro de John Grisham com o mesmo nome, tem como pano de fundo a investigação do assassinato de dois juízes do Supremo Tribunal, levada a cabo por uma estudante de Direito e um repórter de investigação.

“Zodiac” (2007), de David Fincher
Adaptado do livro de Robert Graysmith, relata a história de um assassino em série que aterrorizou a cidade de São Francisco nas décadas de 60 e 70. O filme segue o percurso de um cartoonista, de um jornalista de investigação e de vários detectives que trabalham em conjunto para identificar o assassino que vai deixando pistas nos jornais.