BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se

Regulamento
O Meu DN
Links

A IMPORTÂNCIA DE UM TÍTULO

Dar nome às coisas.
Costuma-se dizer que atribuir um título é a fase mais difícil na construção de uma notícia. O título é basicamente uma frase chave que vai captar a essência da notícia. Definir o que é, de facto, importante ou mais importante. A escolha de um título pode determinar a continuidade da leitura do artigo por parte do público.

COMO SE ESCOLHE UM TÍTULO

Normalmente a escolha do título é a última coisa a fazer ao elaborar uma notícia. Todavia, o exercício do jornalismo está pontuado por subjectividade – não há dois jornalistas iguais, como não há duas pessoas iguais. E, em algumas situações, o melhor título poderá surgir ainda quando se trabalha a notícia, por uma citação fora do comum ou uma frase especialmente ajustada ao tema.

TÍTULOS DO DN

Todos os dias nasce uma nova edição do DN. Para que isso aconteça, todas as manhãs são discutidas e definidas as linhas orientadoras que vão guiar todo o trabalho de redacção, desde a selecção de temas até à impressão do jornal na gráfica. A função do editor, além de definir e coordenar o trabalho dos jornalistas, é aprovar, mudar e decidir que títulos vão sair nas páginas do jornal, com especial destaque para a primeira página. “Estou só a ler as gordas” é uma expressão muito usada pelos leitores quando se referem à leitura dos títulos do jornal, quando não têm possibilidade, no momento, para acompanhar o resto do texto. O que mostra bem a importância de um bom título - deve reflectir e captar a essência do acontecimento e conquistar o leitor para a notícia.

 

CONCEITOS-CHAVE

Título

Um título é um texto sintético de apresentação a um outro mais extenso, utilizando sempre o presente como tempo verbal.
Há títulos que surpreendem pela sua forma, outros pela sua originalidade. Deverão ser objectivos, apelativos, de compreensão imediata. Resumir e atrair, são estas as principais funções de um título.

Intertítulo

Título que intercala a notícia ou reportagem, destacando um determinado tema do texto; em regra o assunto do intertítulo reflecte o conteúdo do primeiro parágrafo que se segue.

Antetítulo

Frase de contextualização que precede o título propriamente dito; pode referir locais e datas ou prestar uma informação adicional de suporte ao título. Numa entrevista, por exemplo, o título pode ser uma citação do entrevistado e o antetítulo o nome do entrevistado e a sua profissão ou função que desempenha.

SABER MAIS

Sites

observatoriodaimprensa.pt
Para ter acesso a jornais digitalizados, notas, debates e muito mais sobre o jornalismo.

slideshare.net/ciberesfera
Uma apresentação online sobre o que significa um título.

comunicamos.wordpress.com
Mais sobre conceitos e regras do jornalismo.

Livros

"Jornalismo Moderno", de Manuel Piedrahita, da Plátano editora.

"Jornalismo 1000 perguntas", de Felipe Pena, da Rio editora.

Filmes

"Os homens do presidente" (1976)
Relata o percurso de dois jornalistas que investigam o escândalo de Watergate para o jornal Washington Post. Filme com Robert Redford e Dustin Hoffman.