BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se

Regulamento
O Meu DN
Links

O GRAFISMO / COMUNICAÇÃO GR

O Design Gráfico é um processo técnico e criativo que utiliza imagens e textos para comunicar mensagens, ideias, conceitos e... notícias. Amadurecido no século XX, o Design gráfico é utilizado para informar, identificar, sinalizar, organizar, estimular, persuadir e entreter. Deve ser atraente e simples.

As Fonts

Nos jornais, o tipo de letra utilizado, as chamadas Fonts, assumem um padrão regular e que é standartizado em todas as edições do jornal. O jornal assume um determinado tipo de letra, que por norma tem de ser bem legível e o mais simples possível, e não o modifica, ficando a prevalecer para todas as notícias, em todas as edições. O que altera é a sua dimensão e cor. O nome do jornal, poderá adquirir uma font (tipo de letra) diferente.

A Cor

A cor tem um papel fundamental na imagem de um jornal. Longe vão os tempos de um jornal a preto e branco. A cor das letras, dos gráficos, dos quadros e até dos títulos que ilustram uma notícia pode incentivar à leitura dos textos e à melhor compreensão dos mesmos.

GRAFISMO NO DN

O trabalho do designer gráfico é “arrumar a casa” do DN, vendo, através do “espelho” que é facultado pelo editor, qual a distribuição das notícias para cada página, tratar e colocar as imagens correspondentes e ainda arrumar as notícias a destacar em primeira página. Através do trabalho gráfico, dá-se um pouco de vida aos textos, de forma a não tornar tão pesada a imagem do jornal e captar a atenção do leitor.

 

CONCEITOS-CHAVE

Paginação

Organização do espaço de uma publicação de forma atraente e cómoda para o leitor e, simultaneamente, um quadro físico de referência para o trabalho dos jornalistas. A paginação constitui, actualmente, uma linguagem onde a escrita e o visual se fundem e comunicam através de títulos, imagens, elementos gráficos, cores e relações entre estes elementos.

Template

Modelo gráfico que representa a estrutura de uma determinada página, secção ou suplemento do jornal. Disposição de texto, imagens, títulos e outros elementos de forma a melhor apresentar a informação. Auxilia o processo de pesquisa da informação. O aspecto gráfico de um template pode ser alterado: cor, linhas, margens, medidas, letras, etc.

Ilustração

Desenhos, esquemas, gráficos que, recorrendo à linguagem gráfica, traduzem uma determinada informação ou tema.

Logotipo do jornal

Símbolo que identifica o jornal e que está expresso na área central de topo da primeira página e, geralmente, repetido, num formato mais pequeno, em todas as páginas do jornal.

Chamadas

Pequenos texto de síntese na primeira página que remetem o leitor para o artigo mais desenvolvido no interior do jornal. São temas importantes dessa edição do jornal, uma vez que estão presentes na primeira página do jornal. As chamadas podem ser repetidas no jornal, no início da secção/editoria em que se integram.

Destaque

Pequeno texto de uma peça jornalística (entrevista, reportagem, artigo de opinião, etc) cuja relevância ou significado relativamente ao conjunto de texto justifica um tratamento gráfico destacado na primeira página. Serve igualmente para atrair para a leitura do texto.

Caixa alta / Caixa baixa

Letras maiúsculas/minúsculas na gíria tipográfica (resultado do local onde estavam arrumadas as letras nas velhas tipografias: letras maiúsculas em caixas altas e as minúsculas nas mais baixas do tabuleiro)

SABER MAIS

Sites

designgrafico.art.br

modenadesign.com.br
Revista online sobre fotojornalismo na era digital

Livros

“Manual de gestão de design”, do Centro Português de Design.

“Guia das Artes gráficas: Design e layout”, de David Dabner, Editorial Gustavo Gili.

“Editorial Design: for print and electronic media”, de Yolanda Zappaterra, RotoVision.

"Editing by Design - For designers, art directors and editors”, de Jan V. White, AllWorth Press