BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
O "Por favor, não me batas!" em que geralmente se pensa quando surge a expressão bullying fica, na realidade, muito aquém das inúmeras consequências que este pode ter. Há jovens em Portugal para quem o sentido da vida se perde por entre sucessivos abusos de poder e intimidação, injurias e humilhações. Diariamente são gozados, ameaçados, empurrados, humilhados, excluídos... Que fenómeno é este que, desde a infância, compromete a vida dos nossos jovens? Os especialistas não têm duvidas de que esta forma de violência física e/ou psicológica, consciente e intencional, exercida por um único indivíduo ou por um grupo, sobre uma vitima incapaz de se defender, tem consequências determinantes para
Por favor, não me batas!
seu futuro. A sua autoconfiança, segurança e autoestima são drasticamente alteradas e, aquilo que poderia parecer uma simples e inocente brincadeira de crianças, pode deixar marcas para o resto da vida. A personalidade individual pode ficar de tal maneira comprometida que as vítimas perdem a sua capacidade de se afirmar em termos sociais, profissionais e amorosos. O apelo deve ser generalizado: governantes, autoridades, professores, pais, jovens e crianças:
é preciso conhecer; é imperativo agir!
Dr. Quintino Aires
Nasceu em Nisa a 6 de Agosto de 1967. Licenciou-se e obteve o mestrado em Psicologia na Universidade de Lisboa. É atualmente docente na Universidade Autónoma de Lisboa. Colabora com várias universidades estrangeiras e ensina psicoterapia em Lisboa, S.Paulo e Madrid. Considera as viagens que faz como uma oportunidade de aprendizagem sobre o comportamento humano.
Grupo: Fantastic Four
Escola: Escola Secundária Alves Martins