BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
Enumeras vezes somos alertados na escola para questões como o consumo de drogas, onde unicamente nos indicam o caminho da proibição e da retenção. Mas, afinal, quais são esses prejuízos irreparáveis que os erros de uma geração sem limites podem causar? Devemos a cientistas da envergadura de Teresa Summavielle os conhecimentos que temos hodiernamente sobre assuntos tão inquietantes para os adolescentes. Pois, destacando-se de tantas outras, a sua descoberta não se limita a ficar no papel. A neurocientista levou a cabo um projeto intitulado Põe-te a milhas das pastilhas com o objetivo de alertar os jovens nas escolas sobre os efeitos prejudiciais da droga, em particular do
As consequências irreparáveis das escolhas de uma geração desmedida
ecstasy. Um tema forte e pertinente, pois esta droga, tão em voga e que leva à degradação progressiva dos neurónios, afeta muitos adolescentes, que são os seus principais consumidores. Pelo exposto, podemos afirmar que projetos como o de Teresa Summavielle são tão importantes, pois é nos jovens que estão depositadas as expectativas de um mundo melhor, e, para construirmos um futuro mais risonho, devemos olhar para eles como os homens e as mulheres de amanhã.
Mas não bastam projetos como este para que se mudem mentalidades. A iniciativa tem de partir de cada um. Se sabemos que a droga nos prejudica tanto, porquê continuar a consumi-la? Não faz sentido. Ela pode dar-nos um prazer momentâneo, mas e depois? Já pensaste que consequências isso poderá trazer para o nosso futuro?
Teresa Summavielle
Teresa Summavielle, investigadora do IBMC, estuda a progressão de doenças neurodegenerativas. Dos trabalhos realizados destaca-se um publicado no Journal of Neuroscience, acerca das lesões cerebrais provocadas pelo uso do ecstasy em adolescentes. Posteriormente, desenvolveu um projeto intitulado Põe-te a milhas das pastilhas, com o objectivo de alertar os jovens nas escolas para os efeitos prejudiciais da droga.
Grupo: Fénix
Escola: Escola Secundária c/3ºCiclo de Fafe