BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
Os dias de chuva não podiam vir em melhor altura, não estivéssemos nós, supostamente, num momento de plena austeridade. Mas de quem será a culpa? Por um lado, culpamos o nosso primeiro-ministro, que, utilizando a sua ágil forma de conduzir o povo, proferiu que todas as medidas de austeridade já estavam a ser executadas. Que grande convicção a do nosso primeiro-ministro, que se esqueceu que, para além das medidas de austeridade já impostas, não estavam presentes algumas como o emagrecimento das despesas do Estado ou as exageradas remunerações dos gestores de empresas públicas. Por outro, nunca nos culpamos a nós próprios. E por que não comparar a mente dos portugueses à vida dos gatos?
OS GA(S)TOS DE PORTUGAL
A nossa sociedade está formatada para o consumo, isto é, com a facilidade de obtenção de créditos, as pessoas foram conduzidas a gastar mais do que possuíam. Contudo, com o aparecimento de um período de maiores fragilidades económicas, é necessário que haja um espírito de mudança. Apesar dos apelos para que isso aconteça, parece-nos que há uma má adaptação da sociedade, que continua a levar o mesmo estilo de vida. Lembra-nos a lenda de que os gatos têm sete vidas e,
sendo nós os próprios gatos, não levamos a sério os conselhos que nos são dados, continuando a pensar que tudo se irá resolver e que só acontece aos outros. O importante não é saber quem são os verdadeiros culpados, mas sim eliminar os possíveis ga(s)tos de Portugal para não sacrificar mais os portugueses.
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa nasceu a 12 de Dezembro de 1948 em Lisboa. É professor e político mas também desenvolve teses no âmbito da economia. Licenciado em Direito e doutor em Ciências Jurídico-Políticas já leccionou em diversas universidades. Na comunicação social, participa em debates, nomeadamente em época de eleições, sendo que se destacou no programa As Escolhas de Marcelo emitido pela RTP1.
Grupo: BAM!
Escola: Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo