BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
É visível no comportamento da maioria dos jovens que a sua mentalidade e as suas atitudes têm vindo a regredir em relação à sua idade. Muitos são atormentados por pertenceram -ou não- a um certo grupo de amigos; outros pela sua raça, estatuto social, religião ou apenas por serem vistos como diferentes, são vítimas de preconceito e exclusão. Os conflitos entre os adolescentes sempre foi um problema nas escolas, e uma grande preocupação na comunidade escolar. Contudo, estes atos têm vindo a aumentar nos últimos tempos drasticamente. Estamos a falar do fenómeno do bullying.
Adolescentes inconsequentes?
O bullying não se manifesta apenas com agressões físicas? E, na maior parte das vezes, é um segredo bem guardado, e com poucos sinais visíveis para os olhos de pais e professores, que os confundem com o característico estado de ?depressão-quase-permanente? dos adolescentes em geral. Ainda há pouco tempo a sociedade portuguesa ficou chocada com as imagens de três jovens que espancaram e filmaram uma adolescente, enquanto outros filmavam e se divertiam.
Pensa-se que a sentença será exemplar, para lançar um forte sinal aos jovens: afinal, para tais atos há consequências; afinal, a impunidade não é uma característica do ?ser-se jovem?; afinal? servirá essa exemplar sentença para dar paz à vítima das agressões que, segundo a mãe, vive agora às custas de antidepressivos?
Carla Calhau
A Dr.ª Carla Calhau, licenciada em Psicologia, trabalha há alguns anos na Escola Básica e Secundária da Maceira, sendo responsável pelos Serviços de Psicologia e Orientação. Desde que a Escola se tornou sede do Agrupamento de Escolas da Maceira.A senhora Dr.ª Carla Calhau está de momento a desenvolver um projeto sobre o bullying nas escolas, dinamizando sessões informativas e de discussão junto das turmas.
Grupo: pequinitas
Escola: Escola Básica e Secundária de Maceira