BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
BackgroundDN
Desafio 2012
DNEscolas Apresenta-se
Kit de Apoio
Regulamento
O Meu DN
Links
O humor foi um alvo de grandes evoluções ao longo do século XX. No princípio do século, com a invenção do cinema, a comédia começou a ser levada de uma forma completamente diferente aos espetadores, reinventando a forma de fazer rir com autores geniais que ficaram para a História, como é o caso de Buster Keaton, Laurel e Hardy, e principalmente Charlie Chaplin, o grande mestre da comédia cinematográfica. A rádio foi também muito importante, pois unia as pessoas em torno dos pequenos transístores que, em Portugal, transmitiam rubricas cómicas de grande sucesso como «Zequinha e Lelé» e «As lições do Tonecas». A introdução do som no cinema veio dar também uma mudança à sétima arte.
Os caminhos do humor
Uma vasta gama de atores acompanharia os espetadores ao longo de décadas, fazendo diversos papéis cómicos nos mais variados filmes. Destacam-se Fernandel, Louis de Funès, Cantinflas, e em Portugal, António Silva e Vasco Santana. Mais tarde, a televisão dá uma nova viragem ao humor. As famosas sitcoms americanas mudaram a comédia, assim como diversos humoristas que fizeram programas históricos, como é o caso dos Monty Python e o stand-up comedian Jerry Seinfeld.
Hoje em dia, o humor propaga-se pelo mundo graças à internet, e tudo à distância de um clique. E no futuro, quais serão os caminhos que o humor seguirá? Como irá o ser humano rir daqui a uma década? O que sabemos é que, certamente, a comédia é um processo em constante evolução que merece ser seguido e admirado.
Nuno Markl
Nuno Markl é um dos mais famosos e influentes comediantes portugueses da atualidade. É autor de diversas rúbricas humorísticas radiofónicas(de entre os quais se destacam «O Homem que mordeu o cão» e «Caderneta de cromos»), co-autor de programas como «Herman Enciclopédia» e «Contemporâneos» e autor de livros humorísticos, na sua maioria dedicados ao seu trabalho em rádio.
Grupo: os suspeitos do costume
Escola: Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico da Rainha Dona Leonor